sexta-feira, 8 de maio de 2009

A tecnologia e a escola
Dominar o computador e usá-lo competentemente como recurso de ensino não é uma terefa fácil. Usar pedagogicamente este poderoso recurso redimensiona a metodologia de ensino, porque a utilização da informática como instrumento de educação e busca do conhecimento traz consigo alguns questionamentos, encaminhando quase uma revolução nas concepções de tempo, espaço, currículo, ensino e aprendizagem. Se a tecnologia é cada vez mais presente na vida e na escola, o professor precisa descobrir os efeitos pedagógicos de seu uso. O lugar ocupado pelas novas ferramentas de ensino modifica expressivamente o papel do professor; ele não pode mais ser um transmissor de conteúdos, mas um mediador capaz de articular a interação crítica e reflexiva do aluno com os conteúdos de ensino, através dos meios tecnológicos. O conhecimento precisa ser construído coletivamente nessa nova plataforma de acesso às informações, pela mediação efetiva de um educador que percebe, antes de tudo, que a tecnologia é instrumento e não fim. A verdadeira função dos recursos tecnológicos é estarem a serviço das finalidades pedagógicas, porque estas é que são decisivas num projeto educativo.

Um comentário:

  1. Muito interessante suas considerações a respeito da importância e até mesmo da implicância dos recursos tecnológicos no processo de ensino.
    Quando passamos a compreender qual é de fato nosso posicionamento em relação ao aprendizado, passamos a ser mais flexiveis para com a diversidade na utilização destes meios, pois visamos a construção de um conhecimento voltado para a vivência e não como algo mecanizado e estanque do contexto real do educando.

    ResponderExcluir