quarta-feira, 13 de maio de 2009

Articuladora de Tecnologias


Fazendo o curso de Educação tecnológica a visão amplia para novas práticas, uma vez que a leitura de teorias nos faz repensar no trabalho que realizamos. Está sendo muito produtivo participar deste EAD, contudo, o trabalho na escola não depende apenas da articuladora, muito pelo contrário, é o professor quem deve conduzir a aula, e diga-se de passagem, conduz com mãos habilidosas. O que acontece, algumas vezes, é a acomodação. O ambiente tecnológico é um local onde os alunos adoram estar, e se depender deles, a aula flui de maneira investigativa, àlgumas vezes fugindo do âmbito educacional. Não que seja desagradável, pelo contrário, mas os alunos seguem por caminhos que nem sempre possam percorrer naquele momento, precisando ser orientados de maneira correta para que a sua aprendizagem siga naturalmente. A prática pedagógica deve estar totalmente ligada nas aulas de laboratório, sendo a tecnologia do computador uma ferramenta poderosa de aprendizagem, uma extensão da sala de aula.

Um comentário:

  1. É Claudia, o que diferencia a aula dentro da sala e a aula no laboratório é justamente a amplitude de acesso às informações, tornando a aula não linear.
    Porém, conforme você diz ocorrem situações que não são cabíveis no momento e para isso é preciso um jogo de cintura por parte do condutor, no intuito de atrair seus educandos para conteudos direcionados. Eis o grande desafio!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir